top of page
  • Foto do escritorFernando H. G. Nunes

As Crônicas de Montecervi _ 002

Atualizado: 10 de jan. de 2022


||| DIURNUS MONTECERVI |||

Verena, quinta-feira, 06 de Agosto de 2022 | Ano 150

Bem-Estar: novo programa do Governo vai custar mC$ 6, 6 bi

Com a efetivação do plano, a área de bem-estar receberá a segunda maior fatia do orçamento anual POLÍTICA | Por Maximo Galiarno*


PARAÍSO | cidadãos com ampla rede de proteção e amparo

VERENA - A Primeira-Ministra Ellen Von Doyer Muller (Partido Democrata - PD) falou publicamente, na manhã desta quinta-feira (08), durante evento de lançamento do programa de Meio Ambiente para o ano de 2021, sobre a aprovação orçamentária do novo programa de Bem-Estar do governo, que finalmente passou no Conselho Nacional e levará a maior fatia do orçamento, 16,3% do total, atrás apenas dos 18,6% destinados à Educação.


Muller afirmou que o programa de Bem-Estar visa tornar uma política de Estado a maneira de viver do povo montecervino, "com tranquilidade, modéstia, dignidade e algum conforto. É como nosso povo vive e tem vivido todos esses anos", assinalou. A fala pública em defesa do programa que custará aos cofres públicos mC$ 6,6 bilhões vem após os governo ter discutido por longas sessões no parlamento, inclusive em sessão casearea - onde o Primeiro-Ministro integra as discussões da casa -, e ter logrado vitória para o plano ambicioso, que tem como objetivos, primeiro: elevar a qualidade de vida da população como um todo. Em segundo plano, e paralelamente, fortalecer a economia e prover uma ampla rede assistencial de aperfeiçoamento técnico-cinetífico. E, por fim, realizar obras de aperfeiçoamento urbano, cultural, mobilidade, entre outras ações em demais esferas.


O programa recebeu duras críticas do Partido Nacional (PN) e do Partido Popular (PP) por elevar a responsabilidade do Estado sobre a população em diversos aspectos, como o auxílio aos desempregados que se estenderá, agora, por um período de um ano; a redução de taxas de arrecadação de impostos em alguns setores, o que descontenta principalmente o PP. Ainda mais, quando esse descontentamento vem por causa do favorecimento do PN no frigir dos ovos, por garantir a ajuda que queria para a indústria naval - sua base eleitoral - e ampliar sua força no braço agrícola, o que mais temia o PP.


"As empresas com maiores possibilidades de contratar em Montecervi precisam de pessoas, mão de obra qualificada, especialistas, técnicos. Muitas pessoas estão e permanecem desempregadas apenas por não poderem se qualificar para uma nova posição no mercado. Mudaremos essa situação e buscaremos, com as ações desse programa, um mercado mais dinâmico, uma população economicamente ativa larga, diminuindo assim as migrações para nossos países vizinhos e também atraindo os melhores talentos estrangeiros para nossa hospitaleira nação", declarou a Primeira-Ministra a fim de mitigar as críticas sobre benefícios para estrangeiros, como facilitações para visto de residência e cooperações tecnológicas e de pesquisa em diversas áreas.


"Com tranquilidade, modéstia, dignidade e algum conforto, é como nosso povo vive e tem vivido todos esses anos"

Primeira-Ministra Ellen Von Doyer Muller





Plano troca "mãe" por "pai"  


A ocasião de lançamento do programa de Meio Ambiente para 2021, contou também com a presença de Marco Scisoreg, recém-designado Secretário de Bem-Estar e Interior, após a saída de Adena Coferiatto (Partido Verde-PV), antiga secretária do Interior. Boatos alardeados por conselheiros do PP dão conta que Conferiatto,  não teria aceitado as condições de reajustes do projeto sobre demandas anteriores, negociadas no gabinetes da chefia do Governo Nacional. Não tendo portanto, a ex-secretária tido qualquer força ou contra-argumento sobre a versão final do plano. A liderança do PV disse desconhecer tais questões e resume a saída de Conferiatto a uma mudança habitual na gestão do Governo.  Coferiatto que havia sido eleita para um acento no Palácio dos Artados no último pleito, deve retomar a seu posto já na próxima semana, uma vez que recusou a chefia da Superintendência-Geral de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, um dos órgãos mais estratégicos do governo.  


Uma das críticas que Muller teria enfrentado quanto ao novo plano de Bem-Estar no Conselho Nacional teria sido a possível incapacidade de Coferiatto de gerir uma quantia tão grande do dinheiro público, sendo ela uma advogada de carreira, eleita para o Conselho Nacional, junto com Muller. A saída da advogada do cargo, acabou por gerar uma crise entre democratas e verdes, que acusaram o governo de ser fraco e ceder a críticas puramente descabidas e machistas da oposição. O líder do Partido Democrata no Conselho, Domano Fadella, lamentou as saída de Coferiatto e disse que "o governo negociou alto por este plano e espera que os resultados sejam alcançados com alguns sacrifícios". Para agravar os ânimos, o Governo ainda passou no orçamento para o próximo ano, um montante menor para o Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma fina fatia de mC$ 1,4 bilhões. Essa discussão acabou não ganhando repercussão diante do possível abalo de relações entre PD e PV.


Procurada, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado Nacional informou, por nota, que a redução no orçamento estava sendo planejada pela pasta e é "consequência do grande impacto de ações bem sucedidas de conscientização, preservação e desenvolvimento sustentável seriamente implementadas na última década". Durante a cerimônia, a questão foi reiterada pela imprensa e a resposta da Primeira-Ministra foi dada em perfeito acordo com a nota. 


Perfil do novo secretário 

Scisoreg, o novo secretário da nova pasta de Bem-Estar e Interior, é uma profissional de planejamento público, funcionário de carreira do Governo, locado na Gerência de Base de Dados Sociais no Instituto Nacional de Pesquisas Geográficas e Estatísticas de Montecervi (INPGEM) desde 2010. Atuou nos últimos 5 anos como gerente geral de dados, sendo um dos principais responsáveis pelo processo de informatização, uniformização e convergência dos dados oficiais do Governo. A substituição de um conselheiro eleito por uma nome técnico parece ter servido para diminuir o desgaste entre os dois partidos, uma vez que o novo secretário é visto com bom olhos pelo conselheiros, de um modo geral.


Sua Alteza soberana, a Princesa Anne Elise Marie I também esteve presente ao evento no Jardim Botânico da Floresta de Sagaetta, porém não falou com a imprensa. Em sua fala pública, durante o ato de lançamento, ateve-se a comemorar o incentivo do governo, através de seus programas, para que empresas e famílias possam dar um grande salto na geração de energia solar ao longo do ano. Coincidentemente, o uso amplo de energia limpa é um dos pontos altos do novo programa de Bem-Estar, que terá largo financiamento do governo.


*Colaborou Jean-Luc Dupret


___


Montecervi é uma nação inserida no contexto geopolítico da Região Novo Brasil no Jogo NationStates


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page